Síndico

Síndico – Principais Erros na Gestão Condominio

Para o Síndico a administração do dinheiro do condominio é tarefa de muita responsabilidade e portanto um grande desafio que merece atenção e comprometimento profissional.

O Síndico deve ter um bom planejamento financeiro e manter o controle das contas do condominio sempre atualizadas e de facil acesso, apresentando bons resultados não apenas no que tange as obrigações ordinárias mas as extraordinárias tambem, como benfeitorias, serviços, manutenções e melhorias que valorizem o empreendimento.

Quase sempre o Síndico é um dos proprietários dos imóveis ou parentes de proprietários, sem conhecimento técnico necessário e as vezes sem tempo para se dedicar a função de síndico. Assume essa responsabilidade pensando ser fácil e no fim arruma mais dor de cabeça do que imagina.

O síndico tem como obrigação cuidar da gestão do condominio e das suas finanças, tendo na Assembléia Ordinaria seu planejamento orçamentário aprovado e que deve ser seguido e realizado.

Assim o principal ponto de qualquer gestão condominial esta no planejamento financeiro do seu condominio e que este reflita corretamente a realidade do condominio no ano que deverá ser aplicado.

Não adianta aprovar algo que não se tenha dinheiro suficiente para realizar, nem que os condôminos colaborem financeiramente dentro de sua quota parte contribuindo para as melhorias. A realidade financeira é ponto crucial para o sucesso da execução orçamentaria. Lembrando sempre que haver locadores que acabam por sempre reclamar por melhorias que proprietários não concordam, e estes inquilino transformam a vida social dentro do condomínio em um inferno diário.

Um planejamento deve avaliar e considerar alguns pontos cruciais, quais sejam: a inadimplencia histórica, as manutenção legais preventivas, as dívidas, possiveis parcelamentos, recursos humanos, ações trabalhistas, entre outros, e por fim, se todas as certidões negativas do empreendimento estão em dia.

Com estas informações o Síndico conseguirá fazer um planejamento orçamentário anual dentro da realidade financeira do condomínio e o mais importante, conseguirá realizá-lo.

Erros na gestão são mais comuns do que pensamos, quando realizada por síndico sem experiência e conhecimento das regras legais, o que dificulta a solução rápida de problemas e na execução preventiva correta das necessidades condominiais.

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